Ferramentas Pessoais
Você está aqui: Página Inicial Saúde promove Semana do Doador de Sangue

Saúde promove Semana do Doador de Sangue

Jornalista: Genimarta Oliveira 19/11/2009 14:49:41

Foto: Robson Maia
null

Doar sangue: um ato de amor ao próximo

Com objetivo de incentivar a população, principalmente os jovens, a se tornarem doadores de sangue voluntários, a secretaria de Saúde de Macaé por meio do Serviço Municipal de Hemoterapia (SMHM), inicia na próxima segunda-feira (23) a Semana do Doador de Sangue.

O secretário de Saúde, Eduardo Cardoso, lembra que o compromisso da população em doar sangue pode garantir o estoque de todos os tipos sanguíneos no setor de hemoterapia. O medo, segundo ele, ainda é o maior obstáculo para aumentar o número de doadores, mas o secretário ressalta que doar sangue é um ato simples e de solidariedade que pode salvar muitas vidas.

A XII Semana Comemorativa pelo Dia do Doador de Sangue acontece de até sexta-feira (27). A assistente social do SMHM, Renata Oliveira lembra que o evento é um momento de reflexão. 

- Gostaríamos também, nesta semana, de alertar a sociedade quanto ao período crítico com a proximidade dos festejos de final de ano e início do período de férias, quando há queda no número de candidatos à doação, aumento do fluxo nas estradas e probabilidade de maior ocorrência de acidentes, disse. 

Ela acrescenta que na Semana do Doador a equipe se prepara para receber um maior número de doadores para garantir um bom estoque de sangue para o período crítico. 

- Temos como meta aumentar em 60% o número de doadores, nesta semana. Contamos com o apoio de toda sociedade para atingirmos esta meta”, falou.

No sábado (21) o Grupo Demolei da Marçonaria, fará no centro da cidade uma sensibilização à população quanto a importância da doação de sangue. No Dia do Doador – 25 - o Grupo de Teatro Arte em Saúde (Grutas) fará apresentação de uma esquete sobre o tema, no Hospital Público Municipal.

O SMHM conta hoje atualmente com 25.668 matrículas de doadores de sangue, mas nem todos encontram-se aptos à doação e não são regulares ao ato de doação, que pode ser realizada com intervalo de três em três meses.

A secretaria de Saúde conta com a parceria da Petrobras, no fornecimento de lanches para os doadores, depois da coleta de sangue. Em média uma coleta de sangue dura 15 minutos e o volume coletado varia de 400 a 480ml, de acordo com o peso do doador.

Para doar é necessário estar alimentado, evitando alimentos gordurosos, apresentar documento de identidade, ter entre 18 anos e 65 anos, não estar tomando medicamento, ter mais de 50Kg, não estar grávida e nem amamentando, não ter tido contato sexual com pessoas com comportamento de risco para AIDS e Doenças Sexualmente Transmissíveis.

O Serviço Municipal de Hemoterapia funciona na Rua Dr. Bueno, 40 no Centro, de 7h30 às 12h30. O telefone é o (22) 2772-5550. 

fonte: http://www.macae.rj.gov.br/noticias/mostranot.asp?id=18853

Ações do documento