Ferramentas Pessoais
Você está aqui: Página Inicial Saúde intensifica trabalho de combate a dengue

Saúde intensifica trabalho de combate a dengue

Jornalista: Genimarta Oliveira 27/11/2009 17:16:45

Foto: Kaná Manhães
null

Campanha de Homeopatia prossegue no calçadão da Rui Barbosa nesta segunda

Com o tema “Caixa d’água bem tampada, água parada não vai ter, tome a homeopatia, para a dengue não derrubar você”, a Secretaria de Saúde de Macaé prossegue com a campanha de combate à dengue e de homeopatia contra a doença. Nesta sexta-feira (27) foi realizado o Dia D de combate ao mosquito aedes aegypti com uma série de ações.

Além de orientar a população sobre os cuidados para evitar a doença e distribuir o medicamento homeopático contra a dengue, foi promovido um curso de atualização para os profissionais da rede municipal de saúde. 

Na próxima semana a equipe do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) fará um mutirão na localidade Nova Malvinas. Os agentes de endemias irão visitar as casas fazendo orientação, eliminando os criadouros e tratamento. 

O CCZ conta com uma equipe exclusiva para atendimento aos pontos estratégicos como borracharias, cemitérios, ferros-velhos, empresas de ônibus, que são visitados quinzenalmente. 

O secretário de Saúde, Eduardo Cardoso, ressalta que é importante que a população informe à Semusa sobre os criadouros do mosquito aedes aegypti. “Às vezes o perigo mora ao lado, como casas abandonadas com piscinas e vasilhas que acumulam água, ambientes perfeitos para a proliferação do mosquito”, alerta. 

Ele lembra que a única maneira de controlar a doença é não deixar o mosquito nascer. “Para isso, é preciso acabar com os criadouros (lugar onde ele nasce e se desenvolve), nunca deixando água parada em qualquer tipo de recipiente, como garrafas, pneus, pratos de vasos de plantas, xaxim, bacias e copinhos descartáveis”, diz.

Homeopatia – O medicamento homeopático estará disponível a partir de segunda-feira (30) no Calçadão da Avenida Rui Barbosa. O medicamento pode ser utilizado por pessoas de todas as idades inclusive gestantes, com especial recomendação para quem tem histórico anterior de dengue, para crianças e idosos.

A coordenadora de Saúde Coletiva, Laila Nunes, acrescenta que a finalidade da campanha é aplicar as doses homeopáticas para fortalecer o organismo minimizando os sintomas da dengue. “Lembramos que a dose homeopática não é uma vacina”. 

fonte: http://www.macae.rj.gov.br/noticias/mostranot.asp?id=18952

Ações do documento