Ferramentas Pessoais
Você está aqui: Página Inicial Saúde intensifica ações para controle e prevenção de doenças

Saúde intensifica ações para controle e prevenção de doenças

Jornalista: Genimarta Oliveira 9/12/2009 16:18:50

Foto: Kaná Manhães
null

Agentes estão vistoriando terrenos e quintais a procura de roedores

Os trabalhos de controle de roedores da secretaria de Saúde de Macaé estão sendo intensificados nos bairros atingidos pelas últimas chuvas. As ações de saúde nos bairros continuam. Equipes da Coordenação de Saúde Coletiva, Enfermagem e do Programa Saúde da Família estão orientando a população em diferentes pontos da cidade para controle e prevenção de doenças de veiculação hídrica e distribuição do medicamento homeopático contra a dengue.

Nesta quarta-feira (9) os agentes de combate a endemias do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) fizeram o trabalho de combate e controle de roedores nos bairros Visconde e Campo d’ Oeste. De acordo com o diretor técnico do CCZ, Rogério Lemos os agentes estão vistoriando terrenos e quintais afetados pelas águas a procura de tocas dos ratos, assim que encontram fazem a colocação de iscas (raticidas). 

O subsecretario de Saúde, Edílson Simões, lembra que a leptospirose é uma doença causada pela bactéria leptospira, presente na urina dos ratos. “A leptospirose se não diagnosticada e tratada precocemente, pode tornar-se grave e levar à morte”, alertou, acrescentando que a melhor forma de evitar a doença é através do controle de roedores. 

O subsecretário disse ainda, que o secretário de Saúde, Eduardo Cardoso vai implantar uma Comissão para ações emergenciais na saúde para atuar de forma pontual nas situações de alagamentos e outras situações. 

As pessoas que tiveram contato com a água contaminada devem procurar a unidade de saúde mais próxima para atualização da carteira de vacinação. As vacinas disponíveis nos postos são: Dupla para adultos (difteria e tétano), Tríplice criança (difteria, tétano e coqueluche), rotavírus para bebês até cinco meses, Triviral (sarampo, caxumba e rubéola), hemófilos (meningite, otite e pneumonia).

A coordenadora de Saúde Coletiva, Laila Nunes acrescenta ainda que é importante o cuidado com a água que utilizam. Para limpeza da casa atingida pelas chuvas, deve-se usar luvas e botas de borracha, ou usar sacos plásticos amarrados nas mãos e pés. 

As ações contam com o apoio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), Coordenadoria de Defesa Civil, Subsecretaria de Assistência Social e de vários programas e coordenadorias de saúde.

Controle de roedores - Para manter os quintais e terrenos livres dos ratos, é importante não acumular lixo, entulho e restos de alimentos. O lixo de ser colocado em sacolas fechadas, de preferência elevadas do solo. 

Outro cuidado é com os alimentos, pois eles também atraem os ratos. Os alimentos devem ser guardados em vasilhames cobertos. É importante verificar se nos rodapés das portas, telhas ou paredes há aberturas que permitam a passagem dos ratos. 

fonte: http://www.macae.rj.gov.br/noticias/mostranot.asp?id=19071

Ações do documento