Ferramentas Pessoais
Você está aqui: Página Inicial Saúde implanta teste do dedinho para gestantes

Saúde implanta teste do dedinho para gestantes

Jornalista: Genimarta Oliveira 23/2/2010 15:59:26

Foto: Ana Chaffin
null

Enfermeiros do PSF e das UBS participam de capacitação

A secretaria de Saúde de Macaé, por meio do programa de Atenção à Saúde da Mulher em parceria com o Instituto Vital Brasil, iniciou nesta terça-feira (23) mais um curso de capacitação que visa a implementação de novos serviços para atendimento as gestantes atendidas na rede municipal de saúde. 

O curso destinado aos enfermeiros do Programa Saúde da Família (PSF) e das Unidades Básicas de Saúde (UBS) tem como objetivo treinar os profissionais para realização do teste do dedinho nas gestantes. A previsão da secretaria de Saúde é de que o teste esteja disponível nas unidades a partir de março. 

A enfermeira do programa Atenção à Saúde da Mulher, Daniela Souza, explica que o teste do dedinho é mais uma forma de identificar e prevenir doenças que podem ser transmitidas para o bebê durante a gravidez. No teste, podem ser identificadas doenças infecciosas como sífilis, toxoplasmose, HIV, hepatite A e C, além dos testes de glicose, hematócitos e hemoglobina. 

Outra vantagem do teste é que o exame pode ser coletado na unidade onde o resultado também é entregue no prazo máximo de oito dias. “Este serviço, além de agilizar os resultados, é importante, pois a gestante não precisa se deslocar do bairro”, disse acrescentando que o exame pode ser feito durante todos os dias da semana. 

O secretário de Saúde, Eduardo Cardoso lembra ainda que a implementação deste teste nas unidades do PSF e das UBS visam facilitar o acesso de todas as gestantes a exames que antes eram coletados em laboratório, agilizando o resultado. "O teste do dedinho possibilita criar oportunidades para o diagnóstico precoce de infecções em mulheres grávidas”, disse. 

O exame é realizado a partir de amostras de sangue coletadas em papel filtro, o mesmo material utilizado no teste do pezinho para bebês. Diferentemente do líquido coletado em tubo, ele não coagula o que possibilita não ser realizado em laboratório, podendo ser enviado pelo correio para a análise. Isso significa que mesmo quem mora em localidades distantes pode fazer um acompanhamento pré-natal adequado. O teste do dedinho é mais um exame, entre tantos que a gestante precisa fazer durante o pré-natal. 

O curso continua nesta quarta-feira (24) das 14h às 17 e na quinta-feira (25) das 9h às 12h, na sede do Programa de Atenção á Saúde da Mulher. 

fonte: http://macae.rj.gov.br/noticias/mostranot.asp?id=19681

Ações do documento