Ferramentas Pessoais
Você está aqui: Página Inicial Profissionais da área de saúde recebem capacitação contra a dengue

Profissionais da área de saúde recebem capacitação contra a dengue

Jornalista: Cristian Kupfer - estagiário 13/11/2009 16:59:46

Foto: Kaná Manhães
null

Curso reuniu profissionais de todo o Norte Fluminense

Profissionais da área de saúde participaram nesta sexta-feira (13) em Macaé do último treinamento sobre Levantamento de Índice Rápido do Aedes (Lira) da região Norte Fluminense. O curso - ministrado pela equipe técnica do Ministério da Saúde, Secretaria Estadual de Saúde e Defesa Civil do Rio de Janeiro – foi realizado em dois dias na Cidade Universitária. O objetivo é desenvolver e renovar algumas práticas de controle e prevenção da dengue.

- O treinamento tem a missão de capacitar os coordenadores e profissionais da saúde, prevenir e tratar locais com possíveis focos do mosquito Aedes aegypti, além de formar novas brigadas anti-dengue, disse o gerente do Centro de Controle de Zoonoses, Rogério Lemos.

Rogério comenta que o trabalho realizado em Macaé tem sido positivo, onde as estatísticas mostram a queda da epidemia da doença. “Estamos sendo capacitados e novas metodologias estão sendo apresentadas para o combate da doença. Em breve os agentes de saúde vão receber a capacitação para agir no verão”,ressaltou. 

Segundo o técnico da secretaria Estadual da Defesa Civil do Rio de Janeiro, Inoel Nascimento Mendes, esta é a quarta capacitação dentro do Estado do Rio. O levantamento de índice inclui a identificação não só dos possíveis focos, mas também dos focos que já possuem as larvas do mosquito. Serão consideradas áreas de risco aquelas que, nos domicílios utilizados na amostragem, a incidência de dengue estiver acima de 1%. 

A atualização dos supervisores do programa é uma parte importante do trabalho, segundo o instrutor do treinamento, Gilson de Souza. "Nossa intenção é capacitar os supervisores para que eles possam repassar os conhecimentos para os agentes de saúde", esclarece.

Cerca de 30 profissionais participaram do curso de 14 horas, com parte teórica e prática. O conteúdo programático do treinamento abordou temas como a Situação Atual da Dengue, Sinais e Sintomas da doença, Atividades de Campo e Supervisão dos Agentes da Dengue.

fonte: http://www.macae.rj.gov.br/noticias/mostranot.asp?id=18785

Ações do documento