Ferramentas Pessoais
Você está aqui: Página Inicial Preservação e diagnóstico precoce são temas de palestra da Unamama

Preservação e diagnóstico precoce são temas de palestra da Unamama

Jornalista: Francisco Barbosa 17/4/2009 16:57:03

Foto: Ana Chaffin

Palestra afirma que auto-exame é melhor forma de prevenção precoce do câncer


A informação como grande aliada. Esse é o objetivo da União Macaense Solidária no Combate ao Câncer de Mama (Unamama), que realizou na manhã desta sexta-feira (17), a palestra “Prevenção e Diagnóstico Precoce de Câncer de Mama” no Centro da Cidadania, para as mulheres do programa Rio – Cultura de Paz.


Segundo dados do Ministério da Saúde, o câncer de mama é a segunda causa de morte das mulheres brasileiras. Em grande parte dos casos, a doença é diagnosticada quando já está em estágio avançado. O alerta quem faz é a coordenadora da Unamama, Sonia Cavour.

- Nossa principal meta é informar a população e mostrar que mesmo sendo o câncer que mais mata, é o que tem as maiores chances de cura se diagnosticado e tratado a tempo. Por isso que é importante a realização de exames periódicos – afirmou a coordenadora da Unamama.

Para a vendedora Ionéia de Souza, a prevenção é a melhor maneira de ter uma vida saudável. “Todo aprendizado é válido e a minha saúde é o que mais importa. Essa palestra nos ajuda muito na nossa prevenção”, disse.

A Unamama informa que toda mulher com mais de 40 anos pode fazer uma mamografia por ano no SUS (Sistema Único de Saúde), respaldada por lei federal. Em Macaé, a união já atendeu nos primeiros três meses do ano mais de 300 pacientes, entre serviços de avaliação médica, acolhimento psicológico, serviço social e oficinas.

Quem desejar entrar em contato com a ONG, poderá fazer pelo telefone (22) 2772-2048 ou pelo site www.unamamamacae.com.br. O endereço é Rua Francisco Portela, número 454, no Centro.

A DOENÇA – Segundo informações do INCA (Instituto Nacional de Câncer), a doença surge quando há uma reprodução anormal de uma célula da mama (célula epitelial). Ela cresce desordenadamente e geralmente se apresenta como um nódulo. Entre os fatores de risco, os principais são: casos na família, primeira gestação após os 30 anos, não ter tido filhos, menopausa após os 55 anos, primeira menstruação antes dos 10 anos, alimentação com excesso de gorduras, estresse e tabagismo.

O auto-exame é melhor forma de prevenção precoce do câncer. Toda mulher deve fazê-lo para identificar qualquer alteração que surja de um mês para outro. Em 90% dos casos é a própria mulher quem descobre alterações em sua mama. É recomendado que seja feito todos os meses, oito dias depois da última menstruação, período em que a produção de hormônio ainda está baixa

A maneira correta para fazer o auto-exame é elevar e abaixar os braços, observar se há alguma anormalidade na pele, alterações no formato, ondulações ou retrações. O exame das mamas deve ser feito a partir de toques em movimentos circulares, no sentido horário.

Fonte: http://www.macae.rj.gov.br/noticias/mostranot.asp?id=16290

Ações do documento