Ferramentas Pessoais
Você está aqui: Página Inicial Prefeitura, Capo e Inca realizarão em Macaé seminário regional de oncologia

Prefeitura, Capo e Inca realizarão em Macaé seminário regional de oncologia

Jornalista: Douglas Fernandes 8/12/2009 09:42:15

Foto: Divulgação
null

Evento está previsto para março

Em março de 2010 Macaé sediará o primeiro seminário regional em oncologia no interior do Estado do Rio de Janeiro. O evento foi acertado nesta sexta-feira (04) durante uma reunião entre a prefeita em exercício Marilena Garcia, a presidente do Centro de Apoio ao Paciente Oncológico de Macaé (Caco) e primeira-dama, Márcia Moraes, o diretor geral do Instituto Nacional do Câncer (Inca), Luiz Antônio Santini Rodrigues, e o professor de Hematologia na Faculdade de Medicina da Universidade Federal Fluminense (UFF), Adelmo Daumas.

O objetivo é integrar ações e iniciativas que fortaleçam o trabalho na região quanto ao tratamento do câncer. A reunião foi articulada pela prefeita em exercício, juntamente com a presidente do Capo, por meio da constatação do crescimento do número de registros de casos da doença no município. Uma nova reunião foi marcada para o dia 17 de dezembro onde será definido local e data para a realização do seminário. Segundo Marilena, o município necessita de mecanismos e ações políticas que tenham como prioridade a busca por melhor atendimento ao paciente oncológico.

- Macaé tem se tornado referência em diferentes setores no estado. Levar um atendimento adequado digno não só para aos macaenses, mais sim, a todos os pacientes dessa doença nessa região. Essa é uma luta que temos levado por muitos anos e que agora passa ter o apoio e o respaldo do Inca, disse Marilena.

A primeira dama Márcia Moraes completou que a referência mencionada também está associada ao trabalho do Capo, reconhecido pelo Inca. 

- Nos últimos meses, tivemos um aumento significativo de atendimento em nosso centro. Temos hoje uma média de 400 atendimentos por mês e mais de 15 mil, nesses quatro anos. Receber o apoio e o reconhecimento do Inca mostra o quanto nosso trabalho é importante para a região e como podemos desenvolvê-lo por meio da integração de outros setores, disse. 

Luiz Santini elogiou a iniciativa das representantes do município ressaltando que iniciativa é pioneira na região, servindo ainda de exemplo para as demais no estado do Rio de Janeiro. 

- O Inca está à disposição de Macaé para o que for necessário. Unir municípios com o objetivo de buscar ações que leve ao paciente de câncer um melhor atendimento sem dúvida é uma ação que merece nosso apoio e reconhecimento, esclareceu o diretor que acompanhou o trabalho pioneiro de Marilena Garcia à frente do projeto “Viva Mulher”.

Ele se refere à dificuldade enfrentada pelos pacientes que não possuem logística adequada de tratamento em seus municípios, tendo que passar por horas seguidas em estradas até cidades como Campos ou mesmo o Rio de Janeiro. Marilena lembrou ainda que o recém implantado curso de Medicina no município e o futuro Hospital Escola poderão ser mecanismos eficientes no tratamento e especialização ligadas à oncologia.

- Trata-se de ações e pactos em prol do melhor para o paciente do câncer. A primeira dama Márcia, Riverton Mussi e eu temos um pacto. O de buscar mais ações e iniciativas para o tratamento desses pacientes na região. E é isso que buscamos com esse seminário, afirmou a prefeita, que assim como Márcia, passou pela doença.

fonte: http://www.macae.rj.gov.br/noticias/mostranot.asp?id=19053

Ações do documento