Ferramentas Pessoais
Você está aqui: Página Inicial Notícias Macaé: combate a dengue no município é destaque no país
Acessar


Esqueceu sua senha?
 

Macaé: combate a dengue no município é destaque no país

Jornalista: Genimarta Oliveira 25/6/2008 14:55:07

Foto: Luiz Bispo

Ações de combate aos focos do mosquito são permanentes


Com trabalho pautado na prevenção e combate permanente ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, a prefeitura de Macaé vem reduzindo os índices da doença no município através da adoção de diversas ações. Este ano, houve uma redução de 80% do número de casos confirmados, com relação aos meses de janeiro a junho de 2007.


Devido ao bom resultado das campanhas de homeopatia contra a dengue no município, o trabalho será publicado em uma revista científica da Associação Paulista de Homeopatia, a ser lançada em setembro durante o Congresso Brasileiro de Homeopatia, em São Paulo.

O município também será destaque durante o Congresso Brasileiro e Mundial de Epidemiologia, onde serão apresentadas as experiências e os resultados obtidos com a adoção da homeopatia contra a dengue.

De acordo com a coordenadora de Saúde Coletiva, Laila Aparecida Nunes, em 2007 o índice de confirmação da doença entre os meses de janeiro a junho estava em torno de 66%. Este ano com a implementação de novas ações, como a campanha homeopática contra a dengue, este índice ficou em torno de 26 %, no mesmo período.

- Mesmo com estes resultados positivos, é preciso que a população fique atenta e continue fazendo sua parte eliminando os criadouros do mosquito. De janeiro a junho de 2007 foram registradas 1.754 notificações e 1.157 confirmações, contra 600 notificações e 160 confirmações em 2008, disse.

A primeira Campanha de Homeopatia contra a dengue foi realizada em abril de 2007 quando o país passava por uma epidemia da doença. A segunda etapa foi em novembro. Este ano, a campanha aconteceu em março e mais uma vez mobilizou todo a população macaense.

A homeopatia contra a dengue é utilizada como atenuante dos sintomas da doença e pode ser utilizada em pessoas de todas as idades, inclusive gestantes e idosos. Outro trabalho importante desenvolvido pela secretaria Especial de Saúde é o de educação e saúde junto as comunidades.

Ações - O Centro de Controle de Zoonoses vem realizando o combate ao mosquito Aedes aegypti, de forma permanente em todos os bairros com visitas domiciliares e trabalho perifocal, nos terrenos baldios, valões, valas e bueiros.

O centro também possui uma equipe que atua em pontos estratégicos como borracharias, ferros-velhos, empresas de ônibus e cemitérios, além de realizar ações de conscientização e orientação da população. Atualmente existem 350 pontos estratégicos.

A secretaria de Saúde também implementou em 2007 o Plano de Contingência para o controle da dengue, que contempla ações de capacitação de recursos humanos, formulação de novas técnicas de tratamento, como também a mobilização das comunidades.

Fonte: http://www.macae.rj.gov.br/noticias/mostranot.asp?id=13077

Ações do documento