Ferramentas Pessoais
Você está aqui: Página Inicial Guardas seniores aprendem sobre tuberculose

Guardas seniores aprendem sobre tuberculose

Jornalista: Cláudia Massad 17/4/2009 16:50:40

Foto: Divulgação

Importância da prevenção e do tratamento é ressaltada


Equipe da Guarda Sênior, programa social da Guarda Municipal de Macaé, proporcionou, esta semana, palestra sobre a tuberculose para os cem agentes seniores. A apresentação foi feita pela enfermeira Thaís Nunes e pelos técnicos em enfermagem, Geneci Moraes e Rosangela Lima, do programa Pneumologia Sanitária (Tuberculose) da Secretaria Especial de Saúde de Macaé. O encontro foi no auditório da guarda Municipal de Macaé.


Foi explicado que a Tuberculose é uma doença grave, transmitida pelo ar, que pode atingir todos os órgãos do corpo, em especial os pulmões. O microorganismo causador da doença é o bacilo de Koch, cientificamente chamado de Mycobacterium tuberculosis.
Os técnicos do Programa de Pneumologia explicaram que as pessoas que entram em contato pela primeira vez com o bacilo de Koch não tem, ainda, resistência natural, mas adquirem. Se o organismo não estiver debilitado, consegue matar o microorganismo antes que este se instale como doença. É, também, estabelecida a proteção contra futuras infecções pelo bacilo.

Foi esclarecido para os seniores que após um período de 15 dias, os bacilos passam a se multiplicar facilmente nos pulmões, pois ainda não há proteção natural do organismo contra a doença. Se o sistema de defesa não conseguir encurralar o bacilo, instala-se a tuberculose primária, caracterizada por pequenas lesões (nódulos) nos pulmões.

O técnico em enfermagem Geneci falou que com o tempo e sem o tratamento, o avanço da doença começa a provocar sintomas mais graves. De pequenas lesões, os bacilos cavam as chamadas cavernas tuberculosas, no pulmão, que costumam inflamar com freqüência e sangrar. A tosse, nesse caso, não é seca, mas com secreções e sangue. É a chamada hemoptise.

Como o bacilo de Koch se reproduz e desenvolve rapidamente em áreas do corpo com muito oxigênio, o pulmão é o principal órgão atingido pela tuberculose.

Os sintomas e tratamentos da Tuberculose

Os seniores foram informados dos sintomas da Tuberculose, que são: tosse crônica (o grande marcador da doença é a tosse durante mais de 21 dias); febre; suor noturno (que chega a molhar o lençol); dor no tórax; perda de peso lenta e progressiva. Thaís lembrou que quem tem tuberculose não sente fome, e sem disposição para nada.

A técnica de enfermagem Rosangela falou que a prevenção usual é a vacina BCG, aplicada nos primeiros 30 dias de vida e capaz de proteger contra as formas mais graves da doença. “Se houver a contaminação, o tratamento consiste basicamente na combinação de três medicamentos: rifampicina, isoniazida e pirazinamida. O tratamento dura em torno de seis meses. Se o tuberculoso tomar as medicações corretamente, as chances de cura chegam a 95%. É fundamental não interromper o tratamento, mesmo que os sintomas desapareçam”, esclareceu Rosangela.

A enfermeira Thaís observou que atualmente, o abandono do tratamento consiste na principal preocupação mundial em relação à doença. “O abandono do tratamento faz com que os bacilos tornem-se resistentes aos medicamentos e estes deixam de surtir efeito. A tuberculose resistente pode desencadear uma nova onda da doença virtualmente incurável em todo o mundo. Um terço da população mundial está infectada com o bacilo da tuberculose. Cerca de 45 milhões de brasileiros estão infectados. Cinco por cento a 10% dos infectados contraem a doença. Trinta milhões de pessoas no mundo podem morrer da doença nos próximos dez anos e 6 mil brasileiros morrem de tuberculose por ano”, informou a enfermeira.

A coordenadora da Guarda Sênior, Elaine Chança falou sobre a importância da prevenção e do tratamento para todas as doenças e do apoio oferecido pela Secretaria de Saúde de Macaé aos idosos.

- Nós temos no Programa, cem idosos e a preocupação maior é a de passar informações sobre diversos temas. O nosso objetivo é sempre de alertar e de cuidar para que eles tenham uma excelente qualidade de vida. O diagnóstico precoce é sempre decisivo para o tratamento de qualquer doença. A secretaria de Saúde tem nos atendido e ajudado muito, nos oferecendo os profissionais para esclarecer aos idosos sobre todas as doenças, os meios de prevenção e os tratamentos - disse Elaine.

Fonte: http://www.macae.rj.gov.br/noticias/mostranot.asp?id=16289

Ações do documento