Ferramentas Pessoais
Você está aqui: Página Inicial Diabetes: Cuidar para Controlar é o tema deste ano pelo Dia Mundial do Diabetes

Diabetes: Cuidar para Controlar é o tema deste ano pelo Dia Mundial do Diabetes

Jornalista: Vanessa Diniz - estagiária 13/11/2009 12:05:56

Foto: Kaná Manhães
null

Grupo Grutas apresentou esquete teatral

O Dia Mundial da Diabetes será lembrado neste sábado (14), mas em Macaé a campanha de mobilização começou já nesta sexta-feira (13), com muita animação no Centro de Saúde Jorge Caldas e no Centro de Especialidades Médicas Dr. Moacyr Santos, com a apresentação do Grupo de Teatro Arte e Saúde (Grutas). A historinha apresentada orientou alertando a população sobre os cuidados que o diabético precisa ter com os pés, e com a alimentação.

- O objetivo do evento é causar impacto em relação aos cuidados extremos que se precisa ter quando o diagnóstico diabético for positivo e alertar sobre a doença. A diabetes é significativa no mundo inteiro, e o tratamento indevido pode trazer conseqüências para toda vida. O acompanhamento médico é primordial para manter a saúde, explica o coordenador do evento, Júlio César Freitas.

Gláucio Samuel Oliveira, que estava no Centro de Saúde aguardando exames, concordou com a iniciativa de conscientização. “Muitas pessoas podem estar com diabetes e não saber, e com a apresentação do teatro ficou claro entender os sintomas e a importância dos cuidados”, comentou.

Cerca de 300 monumentos em mais de 25 países serão iluminados com a cor azul para marcar o Dia Mundial do Diabetes neste sábado (14) para chamar atenção da população mundial sobre a doença. Macaé também adotou a campanha iluminando de azul prédios como a Igreja de Santana, a sede da prefeitura e o Forte Marechal Hermes. No Brasil, monumentos como o Elevador Lacerda, em Salvador (BA), a ponte Hercílio Luz, em Florianópolis (SC); o Maracanã e o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro (RJ), receberão iluminação diferenciada. 

A idéia é chamar a atenção sobre o impacto dessa doença, sobretudo para portadores e famílias e para defender políticas públicas que favoreçam e possibilitem a essas pessoas viverem mais e melhor. 

fonte: http://www.macae.rj.gov.br/noticias/mostranot.asp?id=18769

Ações do documento