Ferramentas Pessoais
Você está aqui: Página Inicial Capo presenteia pacientes com prótese mamária

Capo presenteia pacientes com prótese mamária

Jornalista: Isis Maria Borges Gomes 8/1/2010 11:20:17

Foto: Divulgação
null

O Centro de Apoio ao Paciente Oncológico (CAPO) funciona na Rua da Igualdade, 56, Centro, de segunda à sexta-feira das 8h ás 17h

Como forma de possibilitar mais conforto e garantir a elevação da auto-estima, o Centro de Apoio ao Paciente Oncológico (CAPO) ofereceu um presente de Natal muito especial às pacientes mastectomizadas (ablação cirúrgica do seio em decorrência do câncer) da instituição: Prótese de silicone externa. “A nossa preocupação é fornecer bem-estar à nossas pacientes, fato que nos faz buscar sempre o aperfeiçoamento dos serviços prestados pela instituição”, declarou a presidente da entidade, Márcia Moraes, durante a entrega do presente às pacientes, em evento realizado na tarde quarta-feira (16).

Na oportunidade, Márcia explicou que a Prótese Mamária Externa para Pós-Mastectomizadas é um procedimento aprovado e indicado pelo Instituto Nacional do Câncer (INCA), que possui peso, mobilidade e consistência semelhante de mama, tornando-a uma réplica de seio natural. Segundo a presidente da entidade, o uso desta prótese fortalece a confiança e a auto-estima das pacientes, permitindo ainda que a usuária esteja à vontade em suas atividades diárias.

Anteriormente, as pacientes mastectomizadas usavam uma prótese de semente (alpiste), que foi considerada pelo Inca como imprópria para uso, pois causa alergia.

Na ocasião, Márcia fez a entrega dos presentes, dirigindo uma palavra de carinho a cada uma das pacientes. A presidente relembrou que é também mastectomizada, e bilateral, mas que conseguiu superar a doença, passando então a se dedicar as pessoas que enfrentam este mesmo problema. 

Por sua vez, as pacientes manifestaram seus sentimentos ressaltando os benefícios prestados pela entidade, em especial o amor e o carinho que recebem da presidente e de toda a equipe.
Ao receber a prótese, a paciente Raimunda, visivelmente emocionada, agradeceu o presente, ressaltando que a prótese era um desejo antigo. Ela lembrou o período de sofrimento decorrente da descoberta da doença e das 19 cirurgias que já foi submetida. “Hoje estou viva, isto é o que importa. E consegui vencer a doença graças ao Capo, que se tornou o pedacinho maravilhoso do meu mundo. Por isso eu tenho muito que agradecer a presidente e toda a sua equipe”, declarou a paciente.

Ao final, ela adiantou que a sua meta para 2010 é desenvolver um trabalho interdisciplinar de excelência crescente, assegurando a expansão das atividades do Capo. Logo em seguida, a sede da entidade foi invandida por um clima especial de confraternização natalino, onde foi servido um delicioso lanche.

O Centro de Apoio ao Paciente Oncológico (CAPO) funciona na Rua da Igualdade, 56, Centro, de segunda à sexta-feira das 8h ás 17h. A entidade é uma associação civil de direitos privados, sem fins lucrativos.

O trabalho do Capo é fundamentado no atendimento humanizado e no resgate da auto-estima dos pacientes, através das oficinas terapêuticas de psicoterapia, de Fisioterapia, de serviço social, além de acompanhamento social (com visitas domiciliares/hospitalares aos pacientes acamados), atividades sociais e culturais, inclusão digital, alfabetização e cantoterapia, e de atendimento terapêutico às famílias. O e-mail é capoong@ig.com.br e o tel 2772-7174. 

fonte: http://macae.rj.gov.br/noticias/mostranot.asp?id=19265

Ações do documento