Ferramentas Pessoais
Você está aqui: Página Inicial Alunos da Cidade Universitária participam de campanha pelo Dia Nacional de Combate ao Câncer

Alunos da Cidade Universitária participam de campanha pelo Dia Nacional de Combate ao Câncer

Jornalista: Andréa Lisboa 27/11/2009 15:05:07

Depois do sucesso da campanha de prevenção ao acidente vascular cerebral (AVC), professores dos cursos de Enfermagem, Medicina e Nutrição da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), que ministram aulas na Cidade Universitária, estiveram no Shopping Plaza Macaé prestando informações e esclarecendo dúvidas no “Dia Nacional de Combate ao Câncer”, comemorado nesta sexta-feira (27). Enquanto distribuíam folhetos do Instituto Nacional de Câncer (Inca), os professores, durante todo o dia, orientavam a população.

Segundo a mestre em Câncer de Mama, Roberta de Lima, houve muito interesse em métodos para parar de fumar. “Estamos indicando o “Para de Fumar-Disque Saúde”, do Ministério da Saúde, 0800-611997. O fumo é um dos principais fatores de risco para o câncer” Ela e a equipe interdisciplinar da UFRJ, que ministram a disciplina “Saúde da Comunidade I”, na qual se discute a promoção da saúde, reforçaram “A prevenção e a informação são o melhor combate”. “Quem detecta precocemente tem um tratamento mais eficaz e menos agressivo”, completou a professora. 

Para a vice-prefeita e secretária municipal de educação, Marilena Garcia, a parceria entre a prefeitura e a UFRJ tem oportunizado à população de Macaé acesso ao conhecimento acadêmico visando melhor qualidade de vida. 

- Como ex-paciente do câncer de mama e ex-coordenadora do programa Viva Mulher do Instituto Nacional do Câncer (INCA), apoiei a criação da Ong União Macaense Solidária no Combate ao Câncer de Mama (Unamama) que desenvolve trabalhos para a prevenção da doença. As pessoas interessadas em conhecer os serviços da Unamama podem procurar a sede na Rua Francisco Portela, 454, próximo ao Cine Clube ou através do tel 2772-2048, disse Marilena.

As principais orientações passadas à população pelos professores da UFRJ foram: evitar o fumo; imitar a ingestão de bebidas alcoólicas; ter uma alimentação saudável com menos alimentos gordurosos; fazer 30 minutos diários de atividades físicas; fazer higiene oral diária, criando o hábito do auto-exame da boca; machucados ou nódulos devem ser comunicados ao médico e evitar a exposição prolongada ao sol entre 10h e 16h. O protetor solar deve ser usado diariamente e reposto a cada duas horas, inclusive em crianças.

Além das recomendações gerais, pessoas com mais de 50 anos devem realizar o exame de sangue oculto nas fezes; homens entre 50 e 70 anos precisam investigar sobre o câncer de próstata e mulheres entre 25 e 59 anos, realizar exames preventivos anuais e também o autoexame da mama, uma vez por mês. Roberta dá uma dica às mulheres. Apesar do auto-exame ser ideal uma semana após a menstruação, para se evitar esquecimentos, a mulher deve fixar um dia do mês para esse compromisso com a sua saúde. “Por exemplo, o dia do pagamento, o primeiro dia do mês”, sugere a professora que ainda ressalta “Mulheres acima de 50 anos devem realizar mamografia a cada dois anos”.

Dia Nacional de Combate ao Câncer - O Dia foi criado em 1988 para ampliar o conhecimento da população sobre o tratamento e, principalmente, sobre a prevenção da doença. A Portaria do Ministério da Saúde GM nº 707, de dezembro de 1988, que regulamenta as comemorações, estabelece que a data seja uma oportunidade para "evocar o importante significado histórico das entidades de combate ao câncer, de consagração aos inumeráveis e valiosos serviços prestados ao país e proporcionar importante mobilização popular quanto aos aspectos educativos e sociais na luta contra o câncer”.

fonte: http://www.macae.rj.gov.br/noticias/mostranot.asp?id=18940

Ações do documento