Ferramentas Pessoais
Você está aqui: Página Inicial Notícias PSF Macaé completa 10 anos de implantação
Acessar


Esqueceu sua senha?
 

PSF Macaé completa 10 anos de implantação

Jornalista: Genimarta Oliveira 18/8/2008 10:34:23

Foto: Rui Porto Filho

Trabalho do PSF é pautado na prevenção


Modelo de assistência à saúde, adotado pela Prefeitura de Macaé, que visa a promoção, a proteção e a recuperação da saúde do indivíduo e da família, o Programa Saúde da Família (PSF) completa em 2008, dez anos de funcionamento no município. Com uma cobertura de 59,34% da população, o PSF Macaé é a porta de entrada do sistema de saúde.


A enfermeira, Dulce Mara Rodrigues, responsável pela unidade da Praia Campista ressalta que o trabalho do PSF é fundamentalmente pautado na prevenção. Semanalmente os pacientes hipertensos e diabéticos participam dos grupos onde recebem orientação para evitar as complicações da doença, como fazer uso adequado dos medicamentos, ter uma boa alimentação e tirar dúvidas.

O PSF da Praia Campista conta com 12 profissionais, que atende 520 famílias. “O Programa Saúde da Família atua de forma integral e contínua nos grupos com atenção redobrada para os recém-nascidos, crianças até 59 meses, gestantes, diabéticos, hipertensos e idosos”, destaca.

PSF Macaé – O Programa Saúde da Família é um modelo de saúde pública que aplica princípios já testados com sucesso em países como Cuba, Portugal e Canadá. No início, o atendimento contemplava 1.950 famílias, o equivalente a oito mil pessoas.

Atualmente, Macaé conta com 29 equipes do PSF e uma de agentes comunitários de saúde. Com aproximadamente 500 profissionais, o programa tem uma cobertura de 59,34% da população o que corresponde a 83.362 habitantes, um total de 23.965 famílias.

O coordenador do programa, Edílson Simões, lembra que os profissionais fazem visitas domiciliares, desenvolvem grupos de educação em saúde, além de atendimento individual. “São realizadas 28.615 visitas domiciliares por mês, totalizando 12 mil consultas médicas e odontológicas, 1.350 atendimentos de fisioterapia e 600 de puericultura”, disse completando que o programa vem ampliando o trabalho de acompanhamento de gestantes, com consultas de pré-natal, atualmente uma média de 600 por mês, acompanhamento de hipertensos (6.504), diabéticos (1.530) e crianças (4.206). “É importante lembra que o nosso trabalho visa cuidar da pessoa para que ela não venha adoecer”, frisou.

O secretário Especial de Saúde, Luiz da Penha lembra ainda que nos últimos anos várias ações foram implementadas, dando assim maior resolutividade ao atendimento na rede municipal de saúde.

Um exemplo foi a ampliação do atendimento de odontologia no PSF. Foram inaugurados 10 novos consultórios localizados em vários bairros e localidades do município. Também foi implantado no programa o projeto PSF Itinerante com o objetivo de levar às comunidades mais distantes um atendimento na área de prevenção e promoção da saúde.

Dentro da proposta de melhoria da qualidade de vida da população, a equipe do PSF vem realizando fóruns onde fazem uma discussão das ações do programa e traçam as novas metas a serem alcançadas, sempre em parceria com a comunidade.

O programa também foi ampliado com a cobertura de novas comunidades como a do Dique, Aroeira, nova sede do PSF da Nova Esperança, PSF Cajueiros, obras ainda em andamento. Em anexo a unidade dos Cajueiros irá funcionar a Farmácia Popular Brasil, uma parceria dos governos municipal e federal que tem como finalidade ampliar o acesso da população aos medicamentos considerados essenciais. Os próximos bairros a receberem o atendimento do PSF são Vila Badejo e Novo Eldorado.

Melhoria – Este ano o Ministério da Saúde também comemora os 15 anos de criação do Programa Saúde da Família no país. De acordo com dados do Ministério, em 15 anos de programa os indicadores de saúde tiveram melhora expressiva. A mortalidade infantil teve uma diminuição superior a 50%. Aumentou o percentual das mulheres que fazem o pré-natal nos três primeiros meses, que cresceu de 62,4%, em 2000, para 77,1% em 2006. Foi implantado um sistema de vigilância nutricional. E os idosos passaram a receber a visita de um agente comunitário uma vez por mês.

O trabalho, feito por equipe multidisciplinar, promove a saúde e foca na prevenção da doença. Como resultado, o movimento dos hospitais diminuiu, o atendimento e os indicadores de saúde do Brasil melhoraram. Em 2007, os 218.300 agentes comunitários fizeram 337,6 milhões de visitas em todo o Brasil. Em dezembro do ano passado, o programa contabilizou 103,3 milhões de indivíduos cadastrados em todo o país - o equivalente à população do México.

Para o secretário Executivo de Saúde, Paulo Seady, o PSF do Brasil é um dos poucos sistemas que oferecem acesso à saúde bucal na atenção básica, além de contar com agentes da saúde da comunidade que realizam atividades educativas e visitas domiciliares.

Fonte: http://www.macae.rj.gov.br/noticias/mostranot.asp?id=13795

Ações do documento